Próstata Aumentada Qual Melhor Tratamento?

Todos sabem que uma boa hidratação é um dos hábitos de saúde mais fáceis. Mas se você bebe litros sobre litros de água durante o dia, você também é obrigado a ir ao banheiro com freqüência. Até certo ponto, isto é bom para você porque a micção literalmente descarrega seus dejetos. Mas você pode estar se perguntando, quanta urina é demais? E se toda a urina se tornar embaraçosa, o que você pode fazer a respeito disso?

Se você estiver se desviando de seu alcance normal para ir ao banheiro, talvez você precise descobrir o que mudou em seu estilo de vida que pode estar fazendo com que você precise ir com tanta freqüência ou, se isso for difícil, visite seu médico para um teste.

Se você vai ao banheiro a cada hora, sua bexiga pode estar tentando lhe dizer algo. O Dr. Jamin Brahmbhatt, urologista da Orlando Health, diz que se você estiver saudável, urinar mais de oito vezes por dia e mais de uma vez por noite pode ser considerado anormal.

Próstata Aumentada Qual Melhor Tratamento?

Entretanto, isto varia: se você bebe muita água ou outros fluidos, não é anormal urinar até 10 vezes por dia, acrescenta Sunitha Posina, MD, uma internista da área de Nova Iorque. E certos medicamentos, tais como diuréticos para hipertensão, também podem fazer com que as pessoas “vazem” mais.

Entretanto, na maioria das vezes, seis a oito vezes é o ponto doce e está na faixa normal.

“Pessoas com uma bexiga ‘normal’ geralmente são capazes de ‘segurá-la’ por um tempo razoável sem necessidade repentina de urinar, a menos que tenham acabado de consumir uma grande quantidade de líquido”, diz o Dr. Posina.

Aqui estão nove causas possíveis do que pode estar acontecendo e causando micção freqüente.

Você pode ter uma bexiga hiperativa ou Próstata Aumentada!

Se você precisa urinar constantemente e não consegue segurá-lo, saiba que não está sozinho. Na verdade, a bexiga hiperativa (OAB) afeta cerca de 30% dos homens nos Estados Unidos, diz Kerem Bortecen MD, PhD da NYC Surgical Associates: “Enquanto os homens mais jovens (18-29 anos) podem ser afetados, a prevalência aumenta significativamente para quatro vezes entre os homens acima de 60 anos”, explica ele. Homens com problemas de próstata ou doenças neurológicas, como derrame e esclerose múltipla também são mais propensos a serem afetados, diz ele.

Próstata Aumentada Qual Melhor Tratamento?

Então, o que está acontecendo exatamente? Quando se tem HB, não se tem a capacidade de segurar sua urina. “Você pode experimentar ‘incontinência de urgência’, que também é um vazamento incontrolável ou vazamento de urina”, acrescenta o Dr. Posina. OB pode deixar você jogando e virando na cama, com visitas freqüentes ao banheiro durante a noite.

“As pessoas com HB tendem a acordar freqüentemente à noite para ir ao banheiro, e esta contração freqüente dos músculos da bexiga causa uma necessidade repentina e intensa de urinar, mesmo quando a bexiga não está completamente cheia”, diz o Dr. Bordetchen.

Você pode ter uma infecção do trato urinário (ITU).

Embora as infecções do trato urinário sejam freqüentemente consideradas uma condição feminina, os homens também podem tê-las. E uma infecção do trato urinário pode causar sintomas de bexiga hiperativa, diz o Dr. Brahmbatt.

A maioria dos homens tem infecções na bexiga porque não urinam com freqüência suficiente, mas também podem resultar de constipação, cirurgia recente do trato urinário, pedras nos rins ou sexo anal desprotegido, diz ele. (Homens com uma uretra mais curta são mais propensos a esta condição).

Confira o Melhor Tratamento para Próstata Aumentada

“O ânus abriga uma variedade de bactérias, especialmente E. coli, que podem entrar na uretra durante o sexo desprotegido e causar infecção”, diz ele. “A infecção irrita a bexiga e a parede da bexiga, fazendo com que ela vá com mais freqüência”.

Ao contrário da OAB, os sintomas de uma IU são repentinos e de curta duração. Os antibióticos podem ajudar a eliminar a maioria das IU.

Você pode ter cistite intersticial.

A cistite intersticial, também conhecida como “síndrome da bexiga dolorosa”, é uma condição crônica que pode causar micção freqüente e pressão e dor na bexiga, diz o Dr. Bortecen. Enquanto uma IU pode ser causada por uma infecção e é facilmente tratada com antibióticos, a cistite intersticial é uma condição de longo prazo que não é tão facilmente tratada.

“As pessoas com esta condição sofrem de urgência urinária e tendem a urinar com mais freqüência, com um volume de urina menor do que a maioria das pessoas”, diz o Dr. Bortecen. “A condição é o resultado de uma resposta imunológica da bexiga a uma substância irritante na urina, que danifica a bexiga e causa um sentimento de urgência e espasmos na bexiga.

Infelizmente, o diagnóstico da CI pode ser difícil, pois muitas vezes não é diagnosticada ou é mal diagnosticada como algo diferente. “O diagnóstico e tratamento da CI é muito semelhante ao da bexiga hiperativa”, diz ele. Como a CI é considerada uma doença auto-imune, certos medicamentos imunossupressores, como a ciclosporina, têm sido utilizados com sucesso para tratá-la.

Você pode ter uma próstata aumentada.

Se você tiver dificuldade em manter um fluxo constante, pode estar relacionado a uma condição subjacente da próstata aumentada conhecida como hiperplasia benigna da próstata ou próstata aumentada. No início, você pode notar uma “diminuição do fluxo de urina, onde a urina não sai tanto e não salta contra a parede como antes”, diz Hollingsworth.

Se a bexiga transbordar, pode até levar mais tempo para esvaziar, e os músculos da parede da bexiga podem se machucar, levando ao alongamento e aumentando os danos à bexiga”, diz ele. Nos estágios avançados da doença, pode ser difícil urinar, e isso é ruim porque você tem que urinar mais vezes, diz ele.

Felizmente, os bloqueadores alfa, anti-histamínicos e amitriptilina (um antidepressivo) podem ajudar como tratamentos possíveis, diz ele. Você também pode tentar a embolização da artéria prostática, um procedimento não-invasivo que pode ajudar a encolher a próstata. Mas fique avisado: embora seguro e eficaz, pode ter efeitos colaterais como sangue na urina, sêmen ou reto, bem como dores na bexiga, diz o Dr. Bortecen.

Como parar de urinar (com tanta freqüência)

Próstata Aumentada Qual Melhor Tratamento?

A boa notícia? Para muitas dessas condições da próstata aumentada, é possível aliviar os sintomas fazendo mudanças no estilo de vida, diz o Dr. Bortecen. “Os urologistas recomendam que os pacientes da OAB mantenham um diário da bexiga para monitorar as viagens ao banheiro e o vazamento de urina”, diz ele. Evitar certos alimentos e bebidas desencadeantes, tais como cafeína, adoçantes artificiais, álcool, refrigerantes, frutas cítricas, tomates, chocolate e alimentos picantes, também pode ajudar. Estes gatilhos são de natureza muito ácida, o que pode causar irritação na bexiga (veja por que o cocô queima depois de comer alimentos picantes…).

Para reduzir a micção freqüente, os homens também podem fazer xixi em um horário programado. Isto significa seguir um horário diário para ir ao banheiro. Em vez de ir quando lhe apetece, você vai em horários específicos do dia”, diz o Dr. Posina.

Os exercícios de Kegel também podem ser feitos para reduzir a freqüência da micção. Geralmente são feitas no meio da micção para parar ou retardar o fluxo da urina. “Os exercícios de Kegel podem fortalecer o assoalho pélvico e relaxar a bexiga”, diz o Dr. Bortecen.

Finalmente, não deveria ser impossível consumir líquidos suficientes sem correr constantemente para o banheiro. Se você é um homem ativo e consome 3-4 litros por dia, o que é recomendado para os homens, bom para você, mas tente espalhar sua ingestão ao longo do dia em vez de beber garrafas inteiras de uma só vez.

Confira o Melhor Tratamento para Próstata Aumentada